In moda fashin reflexão mudança escravos vítimas

O mundo está a mudar / The world is changing

Já deu para perceber que o mundo global está em mudança e estas crises económicas são um reflexo dessa necessidade. Está na altura de repensar nos nossos valores, princípios e objectivos. E apesar de custar e ser doloroso, penso que é positivo. Porque sempre que há uma crise, temos a oportunidade de nos encaminharmos para algo melhor.

Mas hoje quero falar do mundo da moda. O mundo da moda tem mesmo que mudar. Já nem falo tanto por mim, porque encaro a moda de uma forma natural, sem ser "escrava" das coisas e regras que se tentam impingir. A minha desilusão com o mundo da moda vem mais pela vertente profissional, ao sentir que uma pessoa tem q se esforçar e esforçar e esforçar e não chega a lado nenhum.

Mas a mudança começa a ser cada vez mais necessária. Vejo isso pelas modelos com problemas psicológicos (depressão, anorexia, etc.), designers que se suicidam, pessoas que gastam balúrdios numa única peça de roupa que passa de moda num instante, animais que continuam a ser mortos para fazer belos casacos, etc.

As pessoas não podem ser escravas da moda. Há que ter uma personalidade forte e não se deixar ir atrás de padrões de beleza, da ditadura de que esta peça está in e aquela está completamente out. Mas acho que isso depende, acima de tudo, da personalidade, da auto-estima e segurança de cada um. A moda é uma forma de arte que está para nos servir e não o contrário. Pelo menos, é assim que deveria ser.

Eu vejo a moda como uma forma de arte. A criatividade e a beleza é o que mais me atrai. Ter uma peça cara de um designer famoso não me diz muito. Usar uma peça barata, comprada até na feira ou em segunda mão e usá-la de forma original diz-me muito muito muito mais.

O que tenho visto é pessoas com baixa auto-estima, que sentem necessidade de usar determinadas marcas para mais facilmente atingirem um certo estatuto social. Se calhar está na hora de pensar se esse estatuto social é assim tão importante. Será que não conseguem atingi-lo apenas pela sua personalidade?

A moda tem que servir para nos dar prazer e não para nos escravizar. Cabe-nos a nós decidir como a encarar.

E agora perguntam-me o porquê deste texto, nesta altura?

Porque em poucos meses uma modelo suicidou-se (Daul Kim), um designer decidiu deixar de viver (Alexander MacQueen) e enquanto há bloggers a viver imersos em compras e hits de moda do criador x e Y, e lugares nas primeiras filas dos desfiles de moda, há outros que desistem e afastam-se deste mundo (www.wetbehindthears.com). Também porque há anos que vejo em Leiria, pessoas a ostentar roupas caras de grandes marcas, mas que não percebem nada de moda, apenas querem entrar em determinado grupo social, ter status.

Sejam felizes e façam aquilo que vos faz verdadeiramente felizes. ;)

Related Articles

0 intense minds:

Blog Archive

Follow me