"A mitomania é a tendência patológica mais ou menos voluntária e consciente para a mentira. Normalmente, as mentiras dos mitomaníacos estão relacionadas a assuntos específicos, porém podem ser ampliadas e atingir outros assuntos em casos considerados mais graves . Uma menina cujo pai é violento, por exemplo, pode começar a inventar para as colegas como sua relação com o pai é boa e divertida, contando sobre passeios e conversas que nunca existiram. Justamente pelos mitômanos não possuírem consciência plena de suas palavras, os mesmos acabam por iludir os outros em histórias de fins únicos e práticos, com o intuito de suprirem aquilo de que falta em suas vidas. É considerada uma doença grave, necessitando o portador dela de grande atenção por parte dos amigos e familiares.
Dizer a verdade é um sofrimento para quem tem mitomania, doença definida como uma forma de desequilíbrio psíquico caracterizado essencialmente por declarações mentirosas, vistas pelos que sofrem do mal como realidade.
Desse ponto de vista, podemos dizer que o discurso do mitômano é muito diferente daquele do mentiroso ou do fraudador, que tem finalidades práticas. Para estes, o objetivo não é a mentira, sendo esta apenas um meio para outros fins. Contam histórias ao mesmo tempo que acreditam nelas. É também uma forma de consolo.
Esse distúrbio tem sua origem na supervalorização de suas crenças em função da angústia subjacente. Muitas vezes as mesmas se apresentam unidas à angústia profunda, TOC, depressão e pós depressão.
De um lado, o mitômano sempre sabe no fundo que o que ele diz não é totalmente verdadeiro. Mas ele também sabe que isso deve ser verdadeiro para que lhe garanta um equilíbrio interior suficiente. Em determinado momento, o sujeito prefere acreditar em sua realidade mais que na realidade objectiva exterior. Ele tem necessidade de contar essa história para se sentir tranquilizado e de acordo consigo mesmo.
A mitomania não pode ser considerada como uma mentira compulsiva, e sim como uma doença que se não tratada pode causar transtornos sérios à pessoa que possui. Em geral, essa manifestação deve-se à profunda necessidade de apreço ou atenção."
in Wikipedia
O mitómano
Patrícia Matias aka dj Pat
14:46
Patrícia Matias aka dj Pat
Integer sodales turpis id sapien bibendum, ac tempor quam dignissim. Mauris feugiat lobortis dignissim. Aliquam facilisis, velit sit amet sagittis laoreet, urna risus porta nisi, nec fringilla diam leo quis purus.
Related Articles
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Blog Archive
-
▼
2010
(470)
-
▼
setembro
(56)
- Alfred Hitchcock
- Tom Ford eyewear
- Hummm...
- Sit down, relax, don't think...
- I tell you a secret:
- Russian Girl
- O alvo...
- Bye bye, Summer!!
- Natural magic
- Hedningarna
- That's what I want...
- Inspiration
- Have a nice weekend
- @ Zook Magazine
- The movie I watched last night. Very good!!
- Canção do Mar
- Woman waiting
- Isto faz-me pensar em fado...
- Last days of summer
- Doesn´t she look like Brigitte Bardot???
- At Spain
- Legs that move
- It's not easy to be a teacher
- Bohemian
- Are you hungry?
- A dog that talks or a guy that barks?
- Have a nice weekend
- Fall is coming
- Camel
- Fuck you!!
- Cocaine
- Maria Carla Boscono
- American idol: Alexa Chung
- "Wild at Heart" by David Lynch
- O mitómano
- Tattoos
- Frase do dia
- Spiritualized
- Fall inspiration
- Have a nice weekend
- Gold glitter
- Party people
- Make up your mind
- By Paolo Roversi
- Oh, Jesus!!!
- Gipsy queens
- Happy birthday, in.tensa.mente!!!
- Blonde
- The B52's
- Curly hair
- Have a nice weekend
- Acabei de ler "Crime e Castigo"
- tba or To be adored
- The icon
- Autumn inspiration
- Through nature
-
▼
setembro
(56)
0 intense minds:
Enviar um comentário